Dores na costas
As lombalgias e cervicalgias (dores nas costas), são as causas mais frequentes de procura ao ortopedista. Em sua maioria, essas dores são causadas por má postura no trabalho, movimentos repetitivos, associadas à falta de atividades físicas ou até mesmo por atividades inadequadas.
Normalmente, essas dores são ocasionadas por inflamação e encurtamento da musculatura paravertebral e isquiotibiais.
Uma boa ergonomia e atividades físicas regulares adequadas, previnem essas dores, que atingem grande parte da nossa população.
As dores também podem ser de origem óssea e neurológicas, como protusões/ abaulamentos discais (hérnias), compressões neurológicas, processos infecciosos, degenerativos (desgaste), traumáticas (contusões e fraturas ) e outra causas.
O diagnóstico deve ser feito por um profissional (médico), através de uma consulta, com uma boa anamnese (história clínica), exame físico e exames complementares de imagem (RX, Tomografia, Ressonância).
O tratamento, baseado no diagnóstico, visa dar um alívio aos sintomas agudos, com medicações e outras terapias coadjuvantes (fisioterapia, acupuntura), bem como previnir novos episódios de crises álgicas e resolução da patologia.
Isso, na maios parte das vezes, envolve mudança de comportamento, com melhora da postura e atividades físicas (pilates, natação, alongamentos, hidro), mas também podem ser necessários procedimentos cirúrgicos como bloqueios anestésicos e cirurgias (hérnias, fraturas).